Greta Thunberg é interrompida por homem após convidar palestina ao palco em marcha climática

Atualizado em 12 de novembro de 2023 às 17:00
Greta Thunberg interrompida em discurso em Amsterdã

A ativista climática Greta Thunberg foi interrompida no domingo por um homem depois de ela ter convidado uma mulher palestina e uma afegã para discursar num protesto climático em Amsterdã.

Thunberg estava falando para uma multidão de dezenas de milhares de pessoas quando convidou as mulheres para subir ao palco.

“Como movimento pela justiça climática, temos de ouvir as vozes daqueles que estão sendo oprimidos e daqueles que lutam pela liberdade e pela justiça. Caso contrário, não poderá haver justiça climática sem solidariedade internacional”, afirmou Thunberg.

Depois de as mulheres terem falado e Thunberg retomar seu discurso, um homem subiu ao palco e disse-lhe: “Vim aqui para uma manifestação climática, não para uma visão política”.

A identidade do homem não ficou imediatamente clara. Ele vestia uma jaqueta com o nome de um grupo chamado Water Natuurlijk, que elegeu membros nos conselhos de água holandeses.

A mulher afegã, Sahar Shirzad, disse à Associated Press que Thunberg permitiu que subissem ao palco com ela. “Basicamente, ela nos deu o tempo dela”, disse.

Antes de Thunberg subir ao palco, o evento foi brevemente interrompido quando um pequeno grupo de activistas à frente da multidão agitava bandeiras e entoava slogans pró-palestinos.

O incidente ocorreu depois de dezenas de milhares de pessoas terem marchado pelas ruas da capital holandesa pedindo mais ações para combater as alterações climáticas, num protesto em massa apenas dez dias antes das eleições nacionais.

Os organizadores alegaram que 70 mil pessoas participaram da marcha e consideraram-na o maior protesto climático de todos os tempos na Holanda. Thunberg estava entre os que caminharam pelo centro histórico.