Greve de motoristas e cobradores deixa mais de 6 mil ônibus parados em São Paulo

O Sindicato dos Motoristas reivindica hora de almoço remunerada, pagamento de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e planos de carreira para o setor de manutenção.

Atualizado em 29 de junho de 2022 às 9:35
Ônibus estacionados na garagem AE Carvalho, da VIP Transportes, na zona leste de São Paulo, próximo a Itaquera. Foto: Reprodução TV Globo

Motoristas e cobradores da cidade de São Paulo fazem a segunda paralisação em 15 dias, com grande adesão da categoria. A assembleia que definiu pela greve, realizada ontem (28) contou com cerca de 6 mil trabalhadores.

O Sindicato dos Motoristas reivindica hora de almoço remunerada, pagamento de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e planos de carreira para o setor de manutenção.

Na greve do dia 14 de junho, eles conquistaram 12,47% de reajuste nos salários extensivo ao vale-refeição. Os patrões se comprometeram a encaminha as reivindicações motivo da greve de hoje em uma semana mas não deram nenhum retorno.

“Já se passaram dois meses das nossas negociações e os patrões mostraram-se intransigentes, pedindo prazos, paciência e protelando decisões. A categoria está estafada dessa enrolação”, afirmou o presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso), no site da entidade.

A estratégia dos trabalhadores é parar as linhas estruturantes, aquelas que levam ao centro da cidade e manter em funcionamento aquelas que circulam entre os bairros.

A SPTrans, responsável pelo transporte público rodoviário na cidade de São Paulo, informou que 88 linhas estavam inoperantes nesta madrugada, enquanto 62 operavam normalmente. Já pela manhã, a paralisação afeta 675 linhas que operam 6.008 ônibus na capital paulista. A previsão era de 1,5 milhão de usuários fossem afetados até o horário de pico, às 9h, segundo boletim da SPTrans divulgado às 6h. A Prefeitura informou que o rodízio de carros estará suspenso na capital ao longo de hoje.

Está prevista para hoje, às 16 horas, uma nova assembleia de motoristas e cobradores para avaliar o movimento. A princípio, a greve deve durar 24 horas.

Publicado originalmente no site Portal Vermelho

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link