
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, respondeu neste domingo (19) às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que o chamou de “traficante de drogas ilegal” e anunciou o fim de subsídios americanos ao país sul-americano. Em uma série de publicações nas redes sociais, Petro acusou o líder americano de “ignorância” e “grosseria” e disse que a Colômbia sempre manteve respeito pelos Estados Unidos. Confira o texto na íntegra:
Senhor Trump, a Colômbia jamais foi grosseira com os Estados Unidos; pelo contrário, sempre admirou muito sua cultura. Mas o senhor é grosseiro e ignorante com a Colômbia. Leia, como fez seu encarregado de negócios em Bogotá, Cem Anos de Solidão, e garanto que aprenderá algo sobre a solidão.
Eu não faço negócios, como o senhor; sou socialista, acredito na ajuda mútua, no bem comum e nos bens comuns da humanidade — o maior de todos: a vida, colocada em perigo pelo seu petróleo.
Se eu não sou comerciante, muito menos sou narcotraficante. Em meu coração não há cobiça.
Nunca consegui me entender com a ganância. Um mafioso é um ser humano que concentra o melhor do capitalismo: a cobiça. E eu sou o oposto disso — um amante da vida e, portanto, um guerreiro milenar da vida. A cobiça foge de nós, porque a vida é mais poderosa.
Señor Trump, jamás Colombia ha sido grosera con EEUU, al contrario, ha querido mucho su cultura.
Pero usted es grosero e ignorante con Colombia. Léase, como si lo hizo, su encargado de negocios en Colombia, Cien Años de Soledad, y le aseguró que algo aprenderá de la soledad.
Yo…
— Gustavo Petro (@petrogustavo) October 19, 2025