Grupo bolsonarista é suspenso pelo Telegram

Atualizado em 10 de maio de 2022 às 23:32
Luciano Hang distorce dados sobre governo Lula e mente. Foto de luciano Hang em um posto de combustível sorrindo e apontando o dedo indicador direito.
Telegram. Foto: Reprodução

O Telegram suspendeu um dos principais grupos bolsonaristas da plataforma. O “super grupo B-38 oficial”, que tem 67 mil seguidores, foi tirado do ar pelo aplicativo de mensagens.

Os apoiadores do presidente que tentaram acessá-lo se depararam com a mensagem de que ele está “temporariamente inacessível para dar aos administradores tempo para remover as mensagens de usuários que postaram conteúdo ilegal”.

O aplicativo não informou quais publicações eram ilegais. No grupo, circulavam mensagens antivacina e com ataques às urnas eletrônicas, bem como questionamentos ao processo eleitoral no Brasil, segundo o Estadão.

A suspensão da página está em vigor ao menos desde o último sábado (7). A ação do Telegram ocorreu após manifestação da plataforma ao Supremo Tribunal Federal (STF). O aplicativo se comprometeu a monitorar os conteúdos e revisar diariamente as publicações feitas nos 100 canais mais populares do brasil. Também está prevista a criação de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março.

Em março, a plataforma tirou do ar um grupo de apoio ao mandatário alegando “postagem de conteúdo pornográfico”. O grupo era intitulado como “Jair M. Bolsonaro 1 – APOIO” e tinha 517 membros no momento em que foi suspenso.

O aplicativo informou ao Supremo que adotou sete medidas para diminuir a disseminação de fake news. A ação se deu após o bloqueio do uso da plataforma em território nacional.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link