Grupo de 300 milionários pede taxação de “super-ricos” ao G20

Atualizado em 5 de setembro de 2023 às 14:50
O 1% mais rico da humanidade concentra mais recursos do que 70% da população mundial, segundo a Oxfam. Foto: Arquivo EBC/Reprodução

Um grupo de 300 milionários, economistas e políticos dos países do G20 divulgou uma carta pedindo aumento de impostos sobre os “super-ricos”. A iniciativa é promovida pelas entidades Oxfam, atriotic Millionaires, Earth 4 All, Millionaires for Humanity e Institute for Policy Studies. A informação é da agência italiana ANSA.

O documento afirma que o “acúmulo de riqueza extrema por parte dos indivíduos mais ricos do mundo se tornou um desastre econômico, ecológico e de direitos humanos, ameaçando a estabilidade política em todo o planeta”.

A carta pede um novo acordo internacional sobre a taxação de grandes patrimônios e reúne grupos de 19 países e da União Europeia. O documento ainda aponta que a fortuna dos bilionários mais do que dobrou em uma década, passando de US$ 5,6 trilhões para US$ 11,8 trilhões.

“Esperamos que o apelo ao G20 não caia no vazio e estimule ações por parte dos governos. Não é fácil, mas vale a pena”, afirmou o assessor de justiça fiscal da Oxfam Itália, Mikhail Maslennikov. Além dele, outros signatários da carta são a herdeira e filantropa Abigail Disney, o economista Thomas Piketty e os ex-primeiros-ministros da Bulgária, Croácia, República Tcheca e Romênia.

O documento ainda argumenta que para cada dólar de arrecadação fiscal em escala global, apenas quatro centavos são provenientes de impostos patrimoniais. Com as atuais regras, metade dos milionários do mundo não está sujeito a nenhum imposto de sucessão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link