Grupo é criado pela Polícia Federal para acompanhar redes sociais nas eleições

Atualizado em 30 de maio de 2022 às 19:32
TSE
Urna eletrônica – Foto: TSE

A Polícia Federal tem elaborado um grupo que ficará responsável por realizar o monitoramento das redes sociais ao longo da campanha eleitoral. Os profissionais terão como objetivo enfrentar informações mentirosas, visto como o maior desafio do órgão neste ano. A informação é do jornal O Globo.

O delegado Cleo Matusiak Mazzotti, coordenador-Geral de Repressão a Crimes Fazendários, foi escolhido para liderar a criação do grupo.

“Estamos trabalhando na criação de uma equipe na divisão de crimes eleitorais focada em monitoramento das redes para apurar fake news e outros possíveis crimes nessa frente. O plano é que a área funcione com oito policiais federais a partir de agosto”, explicou Mazzotti.

O delegado contou que a Polícia Federal possui cinco mil inquéritos que investigam crimes eleitorais. As acusações de falsidade ideológica representam 34%, enquanto 22% são de corrupção para fim eleitoral. Inscrição fraudulenta de eleitores e apropriação indébita possuem 12% e 10%, respectivamente.

Os crimes de fake news significam 22% das apurações feitas pela PF. Mazzotti relatou que, segundo a previsão feita pelos policiais, duas mil investigações devem ser abertas no período eleitoral deste ano.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link