Grupo Prerrogativas responde a “tresloucado e acanalhado” Diogo Mainardi após agressão chula a Kakay

Atualizado em 29 de abril de 2021 às 22:12
Mainardi e Kakay no Manhattan Connection

Ao participar do programa Manhattan Connection, veiculado pela TV Cultura na noite dessa quarta (28/4), o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) foi vítima de ataques desarrazoados, grosseiros e deselegantes do entrevistador Diogo Mainardi. Ao final da entrevista, à falta de argumentos, Mainardi culminou seu destempero com uma agressão chula contra Kakay, em atitude de profundo desrespeito ao convidado e aos telespectadores.

Tal postura de Mainardi é absolutamente incompatível com o mínimo de civilidade e decência que deve orientar o debate nos veículos de comunicação. Sequer as liberdades de expressão e de imprensa induzem tolerância com tamanha demonstração de insultuosa prepotência por parte do entrevistador. Afrontas tresloucadas e acanalhadas como essa revelam-se inteiramente estranhas ao ambiente jornalístico profissional, assim como ao padrão de uma emissora educativa e informativa de índole pública.

A interação de Mainardi com o entrevistado foi exclusivamente pautada pelo discurso de ódio e pela desqualificação pessoal, desprovidos da mais tênue reflexão. Ao tempo em que Mainardi escalava em sua mal-intencionada performance, Kakay reagia com bom humor, elegância e vivacidade, buscando sempre a contraposição de ideias.

Nós, juristas, advogados e professores do grupo Prerrogativas, nos solidarizamos a Kakay por ter sofrido essas provocações, hostilidades e ofensas inaceitáveis. E consideramos que o episódio deva produzir consequências suficientes a restaurar a credibilidade profissional e jornalística do programa Manhattan Connection e da TV Cultura, afetada gravemente por tal incidente.