
A decisão do ministro Luís Roberto Barroso de antecipar sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu oficialmente a disputa pela sua sucessão. Entre os nomes cotados, integrantes do grupo Prerrogativas manifestaram apoio ao ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, considerado um dos candidatos mais próximos do presidente Lula e com maior consenso entre diferentes setores políticos e jurídicos.
Marco Aurélio Carvalho, advogado e coordenador do grupo, afirmou que o Prerrogativas apoiará qualquer decisão de Lula, mas destacou que Messias reúne qualidades que o colocam como o nome mais preparado para a vaga.
“Ele tem apoio do PT, dos partidos da base, do meio evangélico, de juristas de todos os estados, de senadores, de ministros de Estado, de ministros de tribunais superiores, inclusive do Supremo”, declarou à CNN Brasil.
Segundo ele, o ministro da AGU combina sólida formação jurídica, sensibilidade social e espírito público. “Nesse momento, o Messias reúne qualidades técnicas indiscutíveis, tem espírito público, sensibilidade social, o apoio do entorno do presidente, do partido da base, e de muitos ministros do Supremo e de tribunais superiores. Ele não é uma aposta, é uma realidade”, afirmou.
Barroso anunciou sua aposentadoria durante a sessão plenária desta quinta-feira (9), surpreendendo parte do meio político e jurídico pelo momento do anúncio, embora já tivesse mencionado a possibilidade de deixar o tribunal após concluir sua gestão como presidente da Corte, encerrada em setembro.

“Esse é o momento que eu sairia sem maior abalo”, disse o ministro a jornalistas, após ser homenageado pelos colegas. Carvalho ressaltou que Jorge Messias trilhou uma carreira pública marcada pela dedicação e competência técnica.
“Messias galgou todos os passos de uma carreira pública luminosa, tem deixado um rastro de exemplos edificantes por onde passa. Na AGU, foi testado em momentos bastante difíceis e comprovou que tem condições de continuar honrando a confiança do presidente Lula”, disse.
O coordenador do Prerrogativas afirmou ainda que Messias tem atuado como figura importante na reconstrução institucional do país. “Ele está ajudando o Brasil a ser reconstruído e reconciliado. Representa uma geração que alia conhecimento jurídico, equilíbrio e compromisso com a democracia”, completou.
Questionado sobre outros possíveis nomes, Marco Aurélio Carvalho também comentou sobre o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é citado como opção dentro do Senado e conta com apoio de figuras influentes, como o ministro Gilmar Mendes.
“O Pacheco é um belíssimo jurista, merece o nosso reconhecimento. Mas neste momento precisamos derrotar de vez o bolsonarismo. Ele lidera as pesquisas em Minas Gerais e pode ser um excelente governador em 2026”, avaliou.