Grupos contra Bolsonaro vão à Justiça para garantir manifestação na Paulista em 7 de setembro

Atualizado em 23 de agosto de 2021 às 16:37
Avenida Paulista une milhares de pessoas em ato contra Jair Bolsonaro. (Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images)

Mesmo após governo Doria ter definido que a Avenida Paulista será ocupada somente por grupos bolsonaristas no dia 7 de setembro, militantes dos movimentos Acredito, Grito dos Excluídos e CMP mantiveram manifestação para a mesma data e local.

LEIA MAIS:

1 – Em pouco mais de 48h, povos indígenas podem perder os meios de sobrevivência

2 – Rogério Carvalho diz que Bolsonaro é um “maloqueiro do cabrunco” ao DCM

Fora Bolsonaro na Paulista

Há uma representação no Ministério Público e um pedido de reunião com o governo estadual para mostrar que foi ignorada decisão judicial que estabelece regras para a realização de atos na avenida.

Os movimentos acreditam que o governo tucano fez interpretação equivocada da decisão judicial que determina, em caso de duplicidade, a alternância de datas para cada grupo político.

Diz o pedido:

“Por todo o exposto, requer a Vossa Excelência que receba a presente representação, com a finalidade de promover as medidas administrativas e judiciais necessárias, inclusive a requisição dos protocolos perante de notificações dos atos e eventos perante à Polícia Militar, para garantir o direito de reunião e manifestação dos autores”.

E fundamenta a defesa do protesto lá:

“Pois bem, é necessário reconhecer que não existiu outra manifestação política que pretendia ser realizada no mesmo dia, em 24 de julho, na Avenida Paulista. Tratava-se, apenas, de um evento religioso, a ser realizado junto com a Marcha Para Jesus, sem cunho político e congregando pessoas de diferentes espectros ideológicos que comungam da mesma fé. Isto foi evidenciado, inclusive, pela presença de personalidades de diferentes formas de pensamento na Marcha Para Jesus, como o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Governador do Estado de São Paulo, João Dória. O fato da pretensão de realização de evento na Avenida Paulista ter sido protocolado por pessoa identificada como ideologicamente ‘de situação’ não o faz um evento político”.

Confira a representação na íntegra.