GSI diz que não produziu ou recebeu relatórios de inteligência sobre ataques terroristas

Atualizado em 7 de fevereiro de 2023 às 19:47
Golpistas durante atos terroristas em Brasília
Foto: Ton Molina

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) não elaborou nenhum relatório ou parecer sobre a mobilização do ato terrorista de 8 de janeiro em Brasília. O órgão é responsável pela inteligência do governo federal e pela proteção do Palácio do Planalto. A informação é da coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo.

O GSI admitiu que não fez nenhum relatório em resposta a um pedido de acesso à informação. O órgão também não elaborou documentos de inteligência na semana em que os ataques ocorreram. Também alegou que “não recebeu relatórios de inteligência, ofícios, documentos, comunicados e e-mails solicitados no presente pedido de informação”.

O órgão também argumenta que “não tem acesso aos planejamentos operacionais do Exército Brasileiro” e nem recebeu documentos das Forças Armadas.

A atuação da pasta já foi criticada pelo próprio presidente, que disse desconfiar de sabotagem, já que os terroristas entraram no Planalto “pela porta da frente”.

“Nós temos inteligência do Exército, nós temos inteligência do GSI, nós temos inteligência da Marinha, nós temos inteligência da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República que poderia ter acontecido isso”, disse Lula em entrevista à GloboNews.

Por conta da falta de ação do GSI, Paulo Jorge da Hora, Batalhão da Guarda Presidencial, e Gustavo Dutra, chefe do Comando Militar do Planalto, podem ser exonerados pelo governo. A gestão de Lula já retirou mais de cem militares lotados em órgãos vinculados à presidência.

O governo ainda não sabe se o órgão contribuiu com os golpistas ou foi incompetente no ato terrorista. Outro foco de atenção é a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que vai passar a ser comandada pela Casa Civil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link