VÍDEO: Guedes se irrita com críticas sobre privatização da Petrobras e encerra pronunciamento

Atualizado em 12 de maio de 2022 às 14:22
Foto de Paulo Guedes falando ao microfone.
Ministro da Economia Paulo Guedes
Reuters/Adriano Machado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se irritou com críticas sobre a privatização da Petrobras durante pronunciamento, nesta quinta-feira (12), e abandonou o local sem responder perguntas.

Ele fez uma breve declaração a jornalistas após se encontrar com o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e receber um pedido para estudar a desestatização da Petrobras.

Um grupo protestava ao fundo afirmando que eles “vão destruir o patrimônio brasileiro”. Não foi possível identificar a pessoa que disse isso.

Guedes rebateu a acusação e disse que não falaria de quem roubou a Petrobras. “Eu queria que todos soubessem que sempre respeitamos, estamos numa democracia, respeitamos os vencedores de eleições. Não quero falar de quem roubou a Petrobras, assaltou a Petrobras durante anos, roubaram, foram condenados, não quero falar isso”, afirmou.

“Quero simplesmente receber um programa de governo que teve 60 milhões de votos, receber um pedido do novo ministro de Minas e Energia e encaminhar o processo”.

Ao som de críticas, o ministro da Economia disse “nós vamos devolver ao povo brasileiro o que é deles, está certo?” e encerrou o pronunciamento deixando o local.

Os jornalistas presentes tentaram fazer perguntas, mas não foram respondidos por Guedes

Antes, o ministro afirmou que o pedido de Sachsida será encaminhado à secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) ainda nesta quinta.

Sachsida anunciou na quarta-feira (11), em seu primeiro pronunciamento como ministro de Minas e Energia, que pediria a Guedes que avançasse com estudos sobre a privatização da PPSA, a estatal do Pré-Sal, e a Petrobras. Nesta quinta-feira, ele foi ao Ministério da Economia para entregar o ofício com a solicitação.

Veja o vídeo