Guerra na Ucrânia: Plano de paz de Lula ganha destaque na revista Time

Atualizado em 24 de fevereiro de 2023 às 12:14
O presidente Lula (PT) – Foto: Anna Moneymaker—Getty Images

O plano de paz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cessar a guerra entre Rússia e Ucrânia ganhou destaque na mídia internacional. A revista estadunidense Time ressaltou que o petista está intensificando uma pressão diplomática pelo fim do conflito.

Leia alguns trechos:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está intensificando uma campanha para mediar o fim da guerra da Rússia na Ucrânia enquanto busca a reinserção do Brasil no cenário político mundial.

A ideia lançada pelo presidente brasileiro é criar um grupo de países, possivelmente incluindo Índia, China e Indonésia, para mediar as negociações de paz entre as nações enquanto o cansaço da guerra começa a dominar partes do mundo. (…)

Nenhuma proposta formal foi enviada à Rússia, segundo dois funcionários do governo brasileiro que pediram anonimato para discutir detalhes da ofensiva diplomática. Mas Moscou está discutindo a ideia com base nos comentários públicos de Lula sobre o conflito, e ambas as autoridades consideraram a declaração da Rússia na quinta-feira como um sinal de boa vontade para com Lula.

Nos últimos dias, diplomatas brasileiros intensificaram os esforços para apresentar o plano a seus colegas internacionais e conversaram com pelo menos 21 países sobre a ideia durante a Conferência de Segurança de Munique na semana passada, na Alemanha. (…)

Enquanto isso, em conversas recentes com autoridades ucranianas, o governo do Brasil sugeriu que Kiev aceitasse um pedido formal para cessar as hostilidades como parte de uma resolução que será votada na Assembleia Geral da ONU esta semana.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link