Agora vai: Guerra na Ucrânia pode ajudar 3ª via, diz o Valor

Atualizado em 28 de fevereiro de 2022 às 20:47
Agora vai: Guerra na Ucrânia pode ajudar 3ª via, diz o Valor. Foto de soldados em uma região atacada, ele estão na frente de um tanque de guerra.
Analista disse que Bolsonaro ficará enfraquecido e 3° via ganhará fora. Foto: EPA/Via BBC

Para o diretor executivo para as Américas da Eurasia e analista político, Christopher Garman, em texto no Valor Econômico, a guerra na Ucrânia pode ser um ponto que irá favorecer a terceira via no Brasil.

Segundo ele, a terceira via não depende de um novo nome que empolgue o eleitorado, mas do enfraquecimento da polarização, já que assuntos de política externa não costumam impactar a corrida presidencial brasileira. No entanto, ele afirma que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia pode afetar negativamente as chances de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que já vem amargando um desempenho ruim nas pesquisas eleitorais.

Leia mais:

1 – Com armas nas mãos, ex-miss Ucrânia incentiva população a ir à guerra

 

2 – De reunião a pedido à UE: Como foi o dia de negociações entre Rússia e Ucrânia

 

3 – Palestina surda de 11 anos é atacada pela polícia israelense, mas não será notícia por não ser ucraniana

Analista acredita que 3° via poderá ganhar espaço depois da guerra na Ucrânia

Garman acredita que, se Bolsonaro se enfraquecer na disputa presidencial, a terceira vinha ganhará algum espaço no país. A Eurasia, onde ele trabalha, é uma consultora estadunidense especializada em avaliação de riscos.

O conflito, que já está em seu quinto dia, teve uma agenda diversa no dia de hoje. Desde reunião entre os países, passando pelo pedido de orações do Papa Francisco, além da fala da presidente da União Europeia se mostrando favorável à integração da Ucrânia. O Brasil disse ontem que não tomará partido e manterá neutralidade, apesar de alguns meios de comunicação russos o tratarem como aliado de Putin.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram clique neste link