Guga Chacra desafina coro da Globo: “Fazer greve faz parte do capitalismo”

Atualizado em 4 de outubro de 2023 às 11:41

O correspondente da Globo em Nova York, Guga Chacra, desafinou o coro dos contentes na emissora e falou uma obviedade: “Nos EUA, uma nação capitalista, metrô é público. No Reino Unido, tb. Fazer greve faz parte do capitalismo. Veja a greve da indústria automobilística em Detroit neste momento e tb dos atores de Hollywood. Greve não existe na Coreia do Norte”.

Ao longo de toda a terça-feira, os jornalistas da casa falaram todo tipo de bobagem para defender o governador de São Paulo, o carioca Tarcísio de Freitas, e atacar o movimento grevista.

A coisa começou com Rodrigo Bocardi, do Bom Dia SP, dizendo que a privatização dos transportes, bem como da Sabesp, eram pautas de Tarcísio. “Ele sempre disse que isso iria acontecer ou pelo menos queria tentar aplicar e desenvolver”, falou, sem explicar por que isso seria uma espécie de indulgência para o sujeito.

“Essas pessoas defendem seus empregos ameaçando o emprego da população”, emendou.

Gerson Camarotti e sua colega Júlia Duailibi surfaram na mesma barca furada. Camarotti, fazendo um esforço enorme para concatenar as ideias fora de lugar, condenou os grevistas por irem contra o “projeto vencedor nas urnas” (???) e inventando que Tarcísio ganhou na capital. Foi Haddad.

Júlia se saiu com a pérola: “A questão é: essa greve é a melhor maneira de se fazer essa discussão?”. Não. Da próxima vez eles podem fazer um piquenique no Parque Villa Lobos.

Essa tese é completamente idiota. Bolsonaro, por exemplo, foi eleito com uma agenda fascista por uma maioria. Portanto, a Globo não poderia criticá-lo.

A greve do Metrô e da CPTM, que se encerrou ontem, era legal e garantida na Constituição. Tarcísio não liberou as catracas e politizou a reivindicação. O protesto contra a venda das empresas públicas para a iniciativa privada é absolutamente legítimo.

Os trens voltaram a circular normalmente nesta quarta-feira (4), mas a linha-9 Esmeralda da ViaMobilidade, PRIVATIZADA, apresentou problemas pelo segundo dia consecutivo.