Guru dos negacionistas, Vladimir Zelenko morre aos 48 anos

Atualizado em 30 de junho de 2022 às 23:29
Doutor Vladimir Zelenko

Vladimir Zelenko morreu nesta quinta (30) e a causa de seu óbito não foi divulgada. O médico é conhecido por ser guru dos negacionistas e por criar o “kit covid”, um conjunto de remédios contra covid com hidroxicloroquina, zinco e azitromicina.

A morte do médico foi divulgada pela Front Line COVID-19 Critical Care Alliance (FLCCC), grupo que promoveu o uso das drogas sem eficácia comprovada durante a pandemia.

Zelenko ficou conhecido após Donald Trump divulgar seu “protocolo”. O médico alegava ter curado 100% dos pacientes com coronavírus em sua comunidade sem hospitalização. Em vida, ele teve vários conteúdos, que não tinham comprovação científica, retirados do ar pelo Twitter, Facebook e YouTube.

O médico influenciou diversos negacionistas brasileiros, que promoviam o uso dos remédios, como o virologista Paolo Zanotto, do “gabinete paralelo” do Ministério da Saúde. Ele acabou influenciando a Prevent Senior, que testou os medicamentos em cobaias humanas durante a pandemia.

Vladimir Zelenko nasceu na Ucrânia em 1973 e se formou na Escola de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade de Buffalo, no estado de Nova York, em 2000. Ele era casado e deixa oito filhos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link