Destaques

Há 20 anos, estudos já mostravam que capitalização da Previdência era um mau negócio

Previdência / Foto: Henry Milleo/Agência Brasil

Publicado originalmente no Brasil de Fato

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou, nesta quarta-feira (5), uma nota técnica avaliando os principais pontos da reforma da Previdência (PEC 06/19), proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Entre outras coisas, o estudo do Dieese revela que o ponto central da proposta – a mudança do modelo de repartição solidária (quando o financiamento dos benefícios sai do Orçamento da Seguridade Social) para o modelo de capitalização (com a contribuição só do trabalhador) – é inviável. Um estudo elaborado há 20 anos – em 1999 – já mostrava que a alteração custaria o equivalente a 203% do Produto Interno Bruto (PIB), aproximadamente R$ 1,1 trilhão.

Naquele ano, o então governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) encomendou uma análise do custo da transição entre os regimes para o Instituto de Pesquisas Econômicas Avançadas (IPEA) e, após o resultado, desistiu da ideia.

Além de partir de uma alteração radical e muito cara, a PEC 06/19, de acordo com o estudo técnico do Dieese, representa uma redução de direitos para todos os trabalhadores da ativa, para os novos trabalhadores, para os servidores, para aposentados e para pensionistas. Além disso, a redução de direitos e de renda de ativos e aposentados terá um forte impacto na renda das famílias e não produz efeito no combate aos privilégios ou garantia de estabilidade no sistema

“Todos esses impactos sobre a renda de trabalhadores e idosos afetarão seriamente as famílias brasileiras. Em 2018, segundo o IBGE, os idosos eram responsáveis por 70% da renda de suas famílias”, disse Patrícia Pelatieri, coordenadora de pesquisa do Dieese.

Outros pontos avaliados como graves pelo Dieese são a retirada da obrigatoriedade de manutenção do poder de compra dos benefícios da Constituição e a redução do valor da pensão por morte para 60%.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e recebeu mais de 220 emendas. Para virar lei, a PEC 06/19 precisa ter o apoio de dois terço do Congresso Nacional.

Foi convocada uma greve geral para o dia 14 de junho em todo o país, contra a reforma da Previdência e o corte de direitos dos trabalhadores.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Ministério Público e DPU acionam Google por conteúdo de violência policial

O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) entraram com uma…

53 segundos ago

DCM ao Meio-Dia: Enquanto Madonna reclama do calor no Rio, RS vive maior tragédia de sua história

https://www.youtube.com/watch?v=yKna_oVQUow Prof. Viaro e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com Anderson Etter…

28 minutos ago

Madonna se queixa do calor no Rio, enquanto gaúchos se afogam nas enchentes

  Enquanto Madonna se queixa do intenso calor do verão carioca, desfrutando da suíte presidencial…

38 minutos ago

Madonna, que vive de expôr privacidade, reclama de falta de privacidade no Rio

É muita hipocrisia. Madonna recentemente expressou frustrações com relação à falta de privacidade em sua…

1 hora ago

Um Estado devastado sob o desgoverno do entreguismo. Por Moisés Mendes

Os desastres que estão destruindo vidas e comovendo os gaúchos são agravados pelos desastres políticos…

2 horas ago

Sobe para 56 o número de mortos pelas chuvas no RS; 281 cidades já foram atingidas

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição,…

2 horas ago