Destaques

Há cinco anos, o processo democrático no Brasil sofria um duro golpe

Dilma Rousseff no Congresso durante o golpe

Publicado originalmente na Carta Capital:

Por Henrique Fontana

Há cinco anos, o processo democrático no Brasil sofria um duro golpe. Culminando um boicote sistemático por parte dos candidatos derrotados nas eleições de 2014, foi aprovado o impedimento da primeira mulher presidenta da República em um processo de impeachment liderado pelo então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, mergulhado em graves denúncias de corrupção que o levariam à cadeia.

O golpe contra Dilma Rousseff interromperia um ciclo de desenvolvimento econômico com inclusão social inaugurado durante o Governo do presidente Lula que teve continuidade nos mandatos da presidenta. Nesse período, o Brasil tornou-se a sexta maior economia do mundo, alcançou praticamente uma situação de pleno emprego e reduziu drasticamente as desigualdades sociais, deixando de fazer parte do mapa da fome. Programas como o Bolsa Família, o Pronatec, de qualificação profissional, o aumento real do salário-mínimo e a industrialização do país através, principalmente, dos polos navais descortinaram amplas possibilidades para o nosso país e o nosso povo.

O golpe reverteria esse processo de forma drástica.

Aliado aos golpistas, Michel Temer prestou-se ao trabalho de desmonte. Através da PEC 241, sob o pretexto de cortar os gastos públicos, Temer congelou os investimentos em Saúde e Educação por vinte anos. Sua reforma trabalhista acabou com direitos, não gerou empregos e precarizou as relações de trabalho. Sua reforma da Previdência aumentou as desigualdades e obrigará os cidadãos a trabalharem mais e ganhar menos quando se aposentarem. Os polos navais do Rio de Janeiro e do porto de Rio Grande foram sucateados, o Pré-Sal, cuja receita seria destinada em grande parte a qualificar o ensino público, foi retalhado e entregue ao capital estrangeiro de forma criminosa.

O golpe teve continuidade com a perseguição jurídica e midiática contra o ex-presidente Lula, processado e preso em um julgamento vergonhoso. Com Lula impedido de concorrer, quando estava à frente nas pesquisas, o golpe completa-se com a eleição de Jair Bolsonaro e a escolha de Sergio Moro, autor da sentença infame, para ministro da Justiça.

Desde o golpe, o Brasil perdeu. A gestão desastrada do Bolsonaro e seu super-ministro Paulo Guedes fez nosso país desabar no cenário internacional. Sua posição no ranking das economias recuou para o 12º lugar. A concentração de renda faz crescer a miséria. Nosso país voltou ao mapa da fome que hoje atinge 19 milhões de brasileiros. O desemprego alcança 14% da população e políticas públicas de caráter social são cada vez mais esvaziadas.

A gestão genocida e negacionista de Bolsonaro diante da pandemia tornou o Brasil uma ameaça mundial, pelo acelerado aumento de contaminações e de mortes. Um terço dos óbitos diários por covid no mundo acontecem em nosso país. Os atrasos na compra de vacinas e o permanente boicote do governo aos protocolos internacionais de enfrentamento da pandemia criam um campo fértil para o surgimento de novas variantes.

Dilma foi inocentada de todas as acusações que embasaram o impeachment. A anulação das condenações de Lula e a suspeição de Moro decretadas pelo Supremo Tribunal Federal evidenciam uma perseguição política cujos resultados afetaram diretamente a vida de milhões de brasileiros para pior e comprometeram gravemente a imagem do país.

O golpe contra Dilma foi um golpe contra o Brasil, contra uma ideia generosa de nação mais igualitária e mais justa. 17 de abril de 2016 não é uma data para ser esquecida e sim para ser lembrada como o dia em que nossos sonhos foram roubados. Para que aquela tragédia nunca mais aconteça.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

1 hora ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

2 horas ago

Paulo Nogueira Batista Jr: “Governo Lula pode ter cara de terceira via em 2026”

Economista, escritor e autor do livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém” (Leya,…

2 horas ago

‘Se não reagirmos, em 15 anos não haverá mais democracia no mundo’, diz pesquisador

João Cezar de Castro Rocha tem um trabalho árduo que ele mesmo se impôs: frequentar…

3 horas ago

Tarcísio pula abertura de feira de agronegócio para acompanhar ato de Bolsonaro em Ribeirão Preto

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União),…

4 horas ago

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

5 horas ago