O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (17) que há “indícios fortes” de que os incêndios no país são criminosos. “Há muita suspeitas de que os incêndios são criminosos”, falou o mandatário.
Em uma publicação no Bluesky, o presidente disse que ‘as cidades não estão preparadas para lidar com os extremos climáticos e são poucos os Estados que possuem equipamentos suficientes para o combate aos incêndios”. Disse também que “uma pessoa muito importante” falou que o país pegaria fogo ao convocar os atos golpistas de 7 de setembro. Sem citar nomes, Lula referia-se ao pastor Silas Malafaia.
O bolsonarista usou a expressão “vai pegar fogo” ao convocar os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a manifestação ocorrida contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Avenida Paulista, em São Paulo.
As cidades não estão preparadas para lidar com os extremos climáticos, e são poucos os estados que possuem equipamentos suficientes para o combate aos incêndios. Esta reunião, entre os chefes dos três poderes, tem como objetivo discutir o combate às queimadas e a investigação dos responsáveis.
Não estamos para brincadeira. Levamos muito a sério à questão ambiental. Uma pessoa importante na convocação do 7 de setembro na Avenida Paulista afirmou que o Brasil “vai pegar fogo”. Precisamos investigar e punir, com o rigor da lei, todos os responsáveis por incêndios criminosos.