Hackers invadem site de Lula, deixam mensagem pró-Bolsonaro e provocam TSE

Atualizado em 28 de setembro de 2022 às 10:56

Na noite desta terça-feira (27), o site oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um ataque hacker. Uma montagem do petista preso e um vídeo que toca uma música de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) foram exibidos no domínio (lula.com.br).

A página principal do site não sofreu mudanças e o acesso continuou intacto. O ataque foi protagonizado pelo grupo hacker CyberTeam. Eles também assumiram a autoria de ataques em páginas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A falha ficou visível por cerca de uma hora e meia, até a equipe reverter o problema. Uma mensagem provocando a Corte Eleitoral também foi deixada pelos agressores: “Lula porque você não contrata técnicos de informática do TSE kkkkkkk (sic)”.

Uma referência solidária ao hacker de Uberlândia Marcos Roberto Correia também foi deixada pelos hackers. Ele foi preso em março de 2021 por suspeita de envolvimento em vazamento massivo de dados de 200 milhões de brasileiros. VandaTheGod, como é conhecido, também é suspeito de participar do ataque ao TSE em 2020. “PJL VandaTheGod”, dizia a mensagem.

O grupo cibercriminoso afirma ter o propósito de fazer ativismo contra governos, sem preocupação com ganhos financeiros e sem motivações políticas específicas.

A modalidade do ataque ao site de Lula é conhecida como “defacement”, uma espécie de pichação virtual que o invasor explora vulnerabilidades para alterar as informações exibidas aos usuários. Com informações do Estadão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link