“Hackers” já foram presos juntos em outra ocasião

Atualizado em 27 de julho de 2019 às 11:11

PUBLICADO NO COME ANANÁS

POR HUGO SOUZA

Presos na última quarta-feira, 24, no âmbito da operação Spoofing, da Polícia Federal, Walter Delgatti Neto, “o Vermelho”, e Gustavo Henrique Elias Santos foram detidos juntos em pelo menos uma outra ocasião, em 2013. Em notícia publicada no dia 8 de maio daquele ano, o site São Carlos News (São Carlos é cidade vizinha a Araraquara), dá conta da prisão de Walter Delgatti Neto e de dois “comparsas”. Um deles era “GHES”. GHES são as iniciais de Gustavo Henrique Elias Santos.

A nota do São Carlos News informava que Walter tinha, na época, 24 anos de idade, e que GHES tinha 22. Presos em Brasília por hacking de autoridades, “o Vermelho” e Gustavo Henrique Elias Santos têm hoje, segundo a Polícia Federal, respectivamente 30 e 28 anos de idade. O São Carlos News informava ainda, seis anos atrás, que “os três estelionatários” eram “residentes em Araraquara”.

A reprodução daquela notícia de maio de 2013 do São Carlos News foi publicada ontem por Come Ananás, em matéria na qual mostramos que o advogado de Gustavo Henrique no caso dos “hackers” de Araraquara, Ariovaldo Moreira, já advogou, há dois anos, para Walter, defendendo-o no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal. No caso dos “hackers” de Araraquara, a estratégia da defesa de Gustavo Henrique é claramente atribuir toda a responsabilidade pelo hacking de autoridades ao ex-cliente de Ariovaldo.

Estava quase nos mordendo, o detalhe das iniciais GHES. Ele, porém, só foi notado por uma leitora, durante a repercussão da matéria de Come Ananás no Facebook.