Haddad, Alckmin e Lira avisam: José Dirceu está de volta. Por Moisés Mendes

Atualizado em 14 de março de 2024 às 23:32
José Dirceu em Porto Alegre para lançar o livro de memorias em 2018. Foto: Divulgação

Por Moisés Mendes

José Dirceu fez 78 anos e reuniu 200 convidados na casa de um amigo em Brasília. Os jornalões publicaram a notícia com certa naturalidade, contrariando até quem esperava o contrário.

Contaram que foi um evento bonito e alegre, com gente de esquerda, centro, direita e até extrema direita. Apareceram o vice Geraldo Alckmin, sete ministros, incluindo Fernando Haddad e José Múcio, mais Arthur Lira, Guilherme Boulos, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, e quatro pré-candidatos à presidência da Câmara.

Comeram costela, lombo de porco e peixe, beberam vinho e uísque, ouviram uma banda de rock e testemunharam, na casa do advogado Marcos Meira, um momento que, agregado a outros, deve marcar o retorno de Dirceu à exposição pública, porque já vem atuando na política de bastidores há muito tempo.

A festa foi organizada porque sabiam que seria o que acabou sendo. O aniversariante foi investigado, preso preventivamente, indiciado, processado e preso de novo, já condenado. Foi beneficiado pela anulação de sentenças e está à espera de decisões do Supremo para outros recursos. Mas não interessa aqui debater penas e hermenêuticas justas ou tortas.

Que os juristas se encarreguem disso, inclusive os lavajatistas. O que importa é observar a dimensão política do fato. Uma festa pode afugentar muita gente, às vezes muito mais do que atrair convidados.

Mesmo encontros reservados afugentam. Quem foi à festa conseguiu ver e sair dizendo que Dirceu está politicamente vivo. Por isso foi. Agora, é só calibrar seu retorno à boca do palco.

Que outro nome, tendo passado pelo que passou, conseguiria reunir 200 figuras importantes de Brasília numa festa de aniversário, em meio à tentativa de rearticulação do fascismo com o apoio das corporações de mídia?

Quem imaginou que Alckmin iria um dia a uma festa de Dirceu? E que os pré-candidatos a comandar a Câmara a partir de fevereiro de 2025 iriam lá beijar sua mão?

José Dirceu não merece que digam a seu respeito o clichê batido de que está se reinventando. Estamos mesmo é diante de mais uma ressurreição de quem já ressuscitou várias vezes.

Em 2018, Dirceu saiu pelo Brasil para lançar o primeiro volume do seu livro de memórias, pela Geração Editorial. Esteve em Porto Alegre no dia 21 de novembro. Lotou o auditório da Federação dos Bancários com mais de 300 pessoas.

José Dirceu ao lado de seu livro. Foto: Divulgação

Fez uma fala anunciando o que depois iria parecer previsível: que Bolsonaro faria um governo autoritário e que tentaria se manter no poder a qualquer custo. Apesar da derrota recente do PT, com Haddad candidato e Lula preso, Dirceu transmitia vitalidade.

No dia seguinte, participou de um encontro com umas 20 pessoas, numa sala da sede do PT municipal (foto), convidadas pelo então presidente do partido, Rodrigo Dilelio. Ali, numa conversa mais de perto, o que se viu (eu estava nesse grupo) foi um homem abatido, mas que também anunciava: vamos resistir.

Dirceu havia sido preso de novo em maio de 2018 e solto, por liminar, um mês depois. Diziam em Porto Alegre e por onde passasse que poderia voltar a ser encarcerado.

Na sala da reunião, alguém brincou e perguntou se havia uma porta para a fuga pelos fundos do prédio. Pois Dirceu seria preso de novo, em maio de 2019, por ordem do Tribunal Regional da 4ª Região, para cumprir oito anos e 10 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Foi liberado no dia 8 de novembro do mesmo ano, poucas horas depois da libertação de Lula, por decisão do STF que derrubou as prisões após condenação em segunda instância. Há pelo menos dois anos, vem se dedicando ao que sempre soube fazer.

Dirceu é um fazedor de política, e os que estiveram no aniversário sabem que ele está de volta como protagonista, ou não teriam chegado nem perto da festa.

Se decidir e puder ser candidato a deputado federal em 2026, com a eventual anulação de condenações, corre o risco de ter a maior votação da história para a Câmara em São Paulo.

E a partir daí, se for para a linha de frente da luta antifascista e de reconstrução das esquerdas, pode contar cada ano como cinco anos de rejuvenescimento e ressurreição. Seja bem-retornado, José Dirceu de Oliveira e Silva.

Originalmente publicado no Blog do Moisés Mendes
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link