Haddad chama Trump de “companheiro” e reforça expectativa de reunião com Lula

Atualizado em 23 de setembro de 2025 às 21:18
Haddad. Foto: Wilton Junior/Estadão

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (23) que houve “química” entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante breve encontro nos bastidores da Assembleia Geral da ONU. Com informações da CNN

Ele chamou o líder norte-americano de “companheiro” e destacou que os dois devem se reunir na próxima semana.

Segundo Haddad, mesmo após a aplicação de tarifas de 50% contra produtos brasileiros, há uma expectativa positiva em torno do diálogo entre os dois países. Para o ministro, a agenda poderá abrir espaço para uma cooperação mais ampla em temas de interesse econômico.

Lula e Trump discursam na ONU — Foto: OGlobo

O encontro é visto como uma oportunidade para reduzir as tensões recentes e ampliar a pauta bilateral. A relação entre Brasil e Estados Unidos foi marcada nas últimas semanas por medidas duras do governo Trump, que atingiram setores de exportação e geraram incertezas no mercado.

Ainda assim, a sinalização de aproximação foi bem recebida pelo governo brasileiro. O Planalto avalia que o gesto de Trump abre margem para novas negociações e fortalece a posição do Brasil no cenário internacional.