Haddad comemora S&P e diz que falta o Banco Central: “Precisa se somar ao esforço”

Atualizado em 14 de junho de 2023 às 21:49
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Ueslei Marcelino

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou nesta quarta-feira (14) a decisão da S&P Global Ratings de melhorar a perspectiva de nota de crédito do Brasil. Ao comemorar a notícia, o ministro aproveitou para cobrar o Banco Central (BC) a reduzir a taxa básica de juros, mantida em 13,75% ao ano.

A S&P Global Ratings melhorou a perspectiva da nota do Brasil pela primeira vez desde 2019. A atualização mudou a classificação do país de “estável” para “positiva”.

“É um passo importante, depois de quatro anos, ter uma sinalização dessas”, disse o ministro a jornalistas. “Está faltando o Banco Central se somar a esse esforço. Mas eu quero que nós estejamos prestes a ver isso acontecer”, declarou.

Haddad ainda disse acreditar na harmonia entre as políticas fiscal e monetária. “Tudo concorre para que ela aconteça mais rapidamente do que o previsto. Temos uma oportunidade de ouro de fazer uma diferença”, afirmou.

O ministro agradeceu ao Congresso Nacional e ao Poder Judiciário por suas atuações. “Nós temos uma oportunidade de ouro de fazer a diferença. Eu vim aqui agradecer ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal, pelo que têm feito pelo país”, disse.

“E quero o quanto antes agradecer também a autoridade monetária. Que, a cada declaração pública, está sensibilizada com o clamor dos empresários, dos bancos, das agências de classificação de risco”, acrescentou.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link