Haddad defende fala de Lula sobre Gaza: “Um grito de socorro”

Atualizado em 21 de fevereiro de 2024 às 20:44
Miriam Leitão e Fernando Haddad sentados, frente à frente, ele falando e gesticulando
Miriam Leitão entrevistou Fernando Haddad – Divulgação/Diogo Zacarias

Em entrevista concedida à jornalista Miriam Leitão, o ministro Fernando Haddad (PT) caracterizou os comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o conflito entre Israel e o Hamas como um “grito de socorro”.

O petista descreveu a declaração do mandatário como “pertinente” e destacou a gravidade da situação. Haddad enfatizou a importância de buscar uma solução para o problema, preferencialmente alinhada com a resolução das Nações Unidas que prevê dois Estados.

O ministro reiterou o apoio brasileiro à integridade de Israel, ressaltando a história do povo judeu. Além disso, Haddad, que tem ascendência libanesa, compartilhou sua emoção ao acompanhar as notícias do conflito.

“Pode ser discutido uma palavra ou outra do discurso do presidente mas o grito de socorro do presidente, ele é pertinente. Não podemos ficar indiferentes ao que está acontecendo, que é muito grave. Eu não gostaria de sair da essência, que é buscar a solução para aquele problema, de preferência com dois Estados como está previsto na resolução das Nações Unidas”, pontuou.

Lula de roupa azul e preta, com expressão séria
Lula virou tópico de discussão em entrevista de Haddad – Reprodução/Agência Brasil

Fernando Haddad completou: “O Estado de Israel, que o Brasil defende, todos nós defendemos sua integridade, depois de tudo que o povo judeu viveu. Não tenho a menor dúvida que isso se revelou uma necessidade histórica incontornável, a do Estado palestino”.

O ministro discutirá esses e outros temas em uma entrevista exclusiva com Miriam Leitão, que será transmitida nesta quarta-feira (21), às onze da noite, na Globonews. Os tópicos abordados incluirão a agenda legislativa, as perspectivas econômicas para o ano e as possibilidades futuras do país.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link