Haddad define saída do governo Lula, saiba quando

Atualizado em 29 de janeiro de 2026 às 12:15
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Reprodução

Fernando Haddad afirmou que deixará o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em fevereiro. A declaração foi feita nesta quinta-feira (29) pelo ministro da Fazenda, durante participação no programa “Acorda, Metrópoles”, ao comentar seu futuro no comando da pasta.

Haddad disse que a saída já foi comunicada ao presidente, embora não tenha fixado um dia específico. “Eu não posso dar uma data sem combinar com o presidente, mas ele está informado de que deixo o governo em fevereiro, com certeza”, afirmou.

A declaração ocorre em meio a pressões internas para que o ministro seja candidato nas próximas eleições. Na quarta-feira (28), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu publicamente que Haddad dispute um cargo por São Paulo. Segundo ela, o campo progressista precisa “escalar seus melhores quadros” para enfrentar a extrema direita nos estados.

Apesar disso, Haddad tem afirmado que sua intenção inicial é se afastar da linha de frente da vida pública e atuar nos bastidores da campanha de Lula. Na semana passada, o ministro disse que ainda não há uma decisão tomada sobre seu futuro político.

Resistência pessoal e apelo do PT

As pressões do PT e do próprio presidente da República, no entanto, podem levá-lo a rever os planos. Haddad tem relatado que tem escutado Lula, que tenta convencê-lo a disputar as eleições de outubro.

Hoje, o ministro da Fazenda é visto como a principal aposta do PT para concorrer ao governo de São Paulo ou até a uma vaga no Senado pelo estado. O maior obstáculo, segundo aliados, é a resistência do próprio Haddad em voltar a disputar cargos eletivos.

Sobre a sucessão no Ministério da Fazenda, Haddad saiu em defesa do secretário-executivo Dario Durigan, que tem sido alvo de críticas de setores do PT. O ministro evitou antecipar se ele é o favorito para assumir o comando da pasta, mas destacou as qualidades de seu principal auxiliar.

Assista abaixo: