Haddad diz “não ter a menor dúvidas” de fraude no rombo das Americanas

Atualizado em 10 de março de 2023 às 21:17
Fernando Haddad em entrevista na CNN. Reprodução YouTube

Em entrevista concedida nesta sexta-feira (10) à CNN Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse não ter dúvidas de que ocorreu uma fraude fiscal no caso das Lojas Americanas, que está em recuperação judicial após apresentar um rombo de R$ 40 bilhões em seu balanço.

“Que é fraude, acho que não tem a menor dúvida”, disse Haddad à Willian Waack. “Eu sempre espero transcorrer, até porque eu estou no Ministério da Fazenda. Mas enfim, é uma fraude grande, uma fraude que abalou o mercado, porque é 0,5% do PIB, não é uma ‘coisinha’”.

Na opinião do ministro, o caso “está afetando a economia, está afetando os humores, está afetando o Banco Central, está afetando tudo. O setor bancário brasileiro sofreu um golpe grande. E os bancos são os primeiros a dizer que foi fraude. E, obviamente, as suspeitas são legitimas, mas tem autoridade para apurar até onde vai a responsabilidade”.

O deputado André Fufuca (PP-MA) solicitou a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o caso e até o momento já possui 216 assinaturas favoráveis, cabendo agora a Arthur Lira (PP-AL) acatar ou não o pedido.

Os acionistas de referência da Americanas: Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles
Foto: Reprodução

“Se o Congresso, em sua independência, imaginar que tem condições de ajudar a esclarecer mais (…)”, avaliou Haddad sobre a CPI. “Agora, se for para criar mais confusão, não é bom. Se for para ajudar o país a saber de fato o que aconteceu. As medidas no âmbito do Executivo estão sendo tomadas para pôr em pratos limpos o que aconteceu na Americanas”.

“Eu sou o maior interessado em saber o que aconteceu lá”, prosseguiu o ex-prefeito de São Paulo. “Porque isso pode afetar a credibilidade do mercado de capitais do Brasil, pode ensejar uma legislação mais dura que eventualmente a gente não tenha. Então, o Ministério da Fazenda não vai fazer conta que não seja o interesse nacional e as medidas necessárias para sanear”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link