Haddad e Alckmin: as apostas antibolsonaristas para enfrentar Tarcísio em SP

Atualizado em 7 de dezembro de 2025 às 10:00
Escolhas do PT para SP: Geraldo Alckminn ou Hadd. Foto: Folhapress.

Lideranças do PT em São Paulo indicam que os principais nomes para enfrentar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas eleições de 2026 são Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Com informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

O cenário ganhou força com o anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência, o que garantiria a permanência de Tarcísio no cargo, considerando sua possível reeleição.

Petistas acreditam que, para enfrentar um candidato com grande potencial de votos, a oposição precisa lançar um nome de peso nacional, como Haddad ou Alckmin. Ambos os nomes ainda precisam de confirmação de Lula e conversas internas no PT.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sério, sentado, sem olhar para a câmera
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) – Reprodução

O deputado Jilmar Tatto, do PT, afirmou que Haddad e Alckmin são as melhores opções para enfrentar Tarcísio, que, segundo ele, tem problemas de gestão em seu governo, como os pedágios e a relação ruim com prefeitos.

Já o deputado Antonio Donato acredita que, para vencer, basta diminuir a diferença de 6% que Haddad obteve em 2022, quando perdeu para Tarcísio. O deputado Paulo Fiorilo reforça que a crítica ao governo de Tarcísio será um foco da campanha, uma vez que será mais fácil vincular os problemas da gestão dele aos desafios enfrentados pelos eleitores em 2026.

Além disso, a disputa pelo governo de São Paulo será um palco importante para o projeto de reeleição de Lula, e os petistas querem uma candidatura forte para dar suporte a essa estratégia.

Em 2022, Haddad teve uma campanha bem-sucedida, mesmo derrotado, com a aproximação entre as candidaturas de Lula e Haddad.