Haddad é favorito para governo de SP, diz Exame/Ideia

Atualizado em 9 de junho de 2022 às 8:07
Haddad

A nova pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (9), mostra o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) liderando as intenções de voto para o governo do estado.

27% dos entrevistados votariam no petista, que é seguido pelo ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 17%, o ex-governador de SP Márcio França (PSB), com 14%, e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), que aparece com 11%.

Foram ouvidas 1.200 pessoas do estado de São Paulo, entre os dias 3 e 8 de junho, para a realização do levantamento.

De acordo com Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa Ideia, o principal fator que contribui para o bom desempenhode Haddad é a memória do eleitor em relação ao ex-prefeito. Também ajuda o fato de ele ter sido candidato a presidente, em 2018, disputando o segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Uma parcela dos eleitores que aprovam o governo Rodrigo Garcia, do PSDB, escolhem para votar na pesquisa estimulada em Fernando Haddad, do PT. Isso demonstra o tamanho do recall do nome do ex-prefeito da capital na visão do eleitorado paulista. O principal desafio de Haddad será diminuir a sua rejeição, que é a maior entre os candidatos colocados até aqui”, afirma.