Haddad prevê “choque de crescimento” em 2024 com reforma tributária e combate às distorções

Atualizado em 4 de abril de 2023 às 23:09
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou confiança ao afirmar nesta terça-feira (4) que até o fim do ano, com as medidas necessárias, o Brasil entrará em 2024 com um “choque de crescimento”, referindo-se ao novo arcabouço fiscal e a reforma tributária. O ministro também projetou um cenário internacional mais favorável.

Durante participação no fórum do Bradesco BBI, Haddad disse que o objetivo do governo é a aprovação da reforma tributária no Senado até outubro. Ele prometeu, novamente, que a proposta não vai acarretar em um aumento da carga de impostos.

Sobre as novas regras fiscais, o ministro destacou que a proposta tem o objetivo de gerar superávit primário até o último ano do mandato, com equilíbrio fiscal – ou seja, eliminação do déficit – já em 2024.

“Chegaremos até o fim do ano com as reformas necessárias para o Brasil ter crescimento sustentável a partir do ano que vem”, declarou.

No anúncio do novo arcabouço fiscal, Haddad informou que o governo vai propor novas medidas para acabar com o que chamou de “jabutis tributários” e garantir de R$ 100 bilhões a R$ 150 bilhões aos cofres públicos.

“Se a política monetária vier ao encontro dos resultados fiscais anunciados, com as bênçãos do Congresso e do Judiciário, vamos chegar ao fim do ano com um ambiente econômico favorável”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link