Haddad revela quatro nomes para integrar equipe econômica; saiba quem são

Atualizado em 22 de dezembro de 2022 às 15:11
Fernando Haddad
Foto: Reprodução

Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda no governo eleito, anunciou nesta quinta-feira (22) quatro novos nomes que irão integrar a equipe econômica a partir de janeiro de 2023.

Os escolhidos por Haddad são Marcos Barbosa Pinto para a secretaria de Reformas Econômicas; Rogério Ceron no Tesouro Nacional; Guilherme Mello na secretaria de Política Econômica; e Robinson Barreirinhas na Receita Federal.

Haddad já havia anunciado Gabriel Galípolo como secretário-executivo do Ministério da Fazenda; Anelize de Almeida como chefe da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional; e Bernard Appy como secretário especial para a Reforma Tributária.

A declaração foi feita no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, sede da equipe de transição de governo. O anúncio ocorreu horas depois de o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar os nomes de mais 16 ministros do novo governo.

Haddad informou que o futuro secretário de Relações Internacionais do Ministério da Fazenda será anunciado na próxima semana. Disse ainda que as discussões para definir os futuros presidentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil estão “mais adiantadas”.

Veja os perfis dos anunciados por Haddad:

Marcos Barbosa Pinto já trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e sócio da Gávea Investimentos. Ele é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito pela Faculdade de Yale (Estados Unidos), doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Rogério Ceron era diretor-presidente da São Paulo Parcerias, companhia responsável pela estruturação de concessões, parcerias público-privadas (PPPs) e alienações de ativos na Prefeitura de São Paulo. Ele é graduado e mestre em Economia pela Unicamp, doutor em Administração Pública pela FGV-SP, além de servidor de carreira (auditor fiscal Tributário). Ceron é ex-secretário de Finanças do Município de São Paulo e ex-secretário adjunto da Fazenda do Estado de São Paulo. Ele também atuou como subsecretário do Tesouro do Município de São Paulo e chefe da Assessoria Econômica do município.

Guilherme Mello é ligado ao PT e chegou a trabalhar na campanha de Lula como assessor econômico. Ele é formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e também em Ciências Econômicas pela PUC-SP.
Mestre em Programa de Pós-Graduação pela PUC-SP e doutor em Ciência Econômica pela Unicamp.

Robinson Barreirinhas é advogado e consultor. Ele já atuou no município de São Paulo como procurador e secretário de Negócios Jurídicos. Também foi assessor do Superior Tribunal de Justiça (STF). Barreirinhas é formado em Direito pela Universidade de São Paulo e especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link