
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (16) que há um novo clima de confiança entre o Brasil e os Estados Unidos e que o momento é favorável para retomar as relações econômicas entre os dois países após um período de tensão política.
O encontro tem como foco a tentativa do governo brasileiro de reverter as tarifas de 50% impostas pela gestão de Donald Trump aos produtos nacionais e destravar exportações de alimentos e produtos industriais.
Em conversa com jornalistas, Haddad revelou ter falado com Mauro Vieira antes da reunião e destacou a melhora no ambiente diplomático.
“Olha, eu falei ontem com o Mauro [Vieira, ministro de Relações Exteriores], que já estava nos Estados Unidos. E ele me pareceu bastante confiante no clima que se restabeleceu entre os dois governos. O clima mudou”, afirmou.
Segundo o ministro, o objetivo agora é reconstruir a confiança mútua. “Acredito que esteja aberta uma avenida para nós restabelecermos relações cordiais, como sempre tivemos, isolando essa questão política da questão econômica”, disse.
Separar política e economia
Haddad ressaltou que o principal obstáculo nos últimos anos foi a mistura entre política e economia nas relações bilaterais. “Eu penso que isso foi a coisa mais grave que aconteceu, foi essa mistura da questão política com a questão econômica”, afirmou.
Apesar do otimismo, o ministro informou que ainda não há previsão de encontro oficial com autoridades econômicas do governo americano. “Não tem previsão de agenda com os EUA. Eu estou aguardando. Ele ainda não chamou”, concluiu Haddad.
