Hamas bombardeia Israel com mais de 5 mil foguetes

Atualizado em 7 de outubro de 2023 às 9:04
Homem corre perto de carro em chamas após lançamento de foguete da Faixa de Gaza, em Israel. Foto: AMIR COHEN/REUTERS

Israel sofreu um bombardeio e foi atacado por homens armados neste sábado (7). O movimento islâmico Hamas reivindicou a autoria do ataque, que deixou pelo menos uma mulher morta. Cerca de 5 mil foguetes foram lançados da Faixa de Gaza.

“Decidimos pôr fim a todos os crimes da ocupação (de Israel), o seu tempo de violência sem responsabilização acabou”, declarou o grupo. “Anunciamos a Operação Al-Aqsa Deluge e disparamos, no primeiro ataque de 20 minutos, mais de 5 mil foguetes.”

Os foguetes foram lançados de múltiplos pontos em Gaza a partir das 06h30 (03h30 GMT), continuando por quase meia hora, de acordo com informações do repórter da AFP. O exército israelense emitiu um comunicado instando os residentes nas proximidades da Faixa de Gaza a permanecerem em suas casas enquanto anunciavam a infiltração.

As forças armadas israelitas também relataram a ativação de sirenes no sul do país, com a polícia orientando o público a buscar abrigos antiaéreos. Israel mantém um rígido bloqueio contra a Faixa de Gaza desde que o Hamas assumiu o poder em 2007, resultando em conflitos recorrentes entre militantes palestinos e Israel.

Moradores observam os destroços de veículos destruídos em Ashkelon após um ataque de foguete da Faixa de Gaza ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023
Moradores observam os destroços de veículos destruídos em Ashkelon após um ataque de foguete da Faixa de Gaza ao sul de Israel — Foto: AHMAD GHARABLI / AFP

Diante do início da ofensiva do Hamas, centenas de palestinos da Faixa de Gaza evacuaram suas residências, afastando-se das áreas fronteiriças com Israel.

O exército israelita informou que está combatendo militantes de Gaza que se infiltraram por terra, mar e ar, incluindo a utilização de parapentes, após o lançamento de centenas de foguetes a partir do enclave palestiniano.

“Houve um ataque combinado com a ajuda de parapentes”, relatou o porta-voz do exército israelense, tenente-coronel Richard Hecht. “Neste momento estamos a combater em diferentes pontos da Faixa de Gaza e as nossas forças estão a combater no terreno em Israel.”

Além disso, as forças israelenses iniciaram ataques aéreos na Faixa de Gaza, com militares confirmando que “dezenas” de caças estavam envolvidos na ação, visando alvos do Hamas no enclave costeiro.

Até o momento, estima-se que mais de 2.200 foguetes tenham sido disparados de Gaza até as 10h30, horário local (07h30 GMT), embora o braço armado do Hamas afirme que foram 5.500 projéteis lançados. A situação continua a evoluir rapidamente, com Israel e o Hamas envolvidos em confrontos intensos.

Confira: