Hamas e Israel negociam trégua humanitária de 5 dias em Gaza, diz jornal

Atualizado em 19 de novembro de 2023 às 11:30
Manifestante segura um cartaz com a foto de um refém do Hamas em Tel Aviv. (Alexi J. Rosenfeld/Imagens Getty)

 

Israel e o Hamas estão próximos de alcançar um acordo, mediado pelos Estados Unidos, que resultaria na libertação de dezenas de mulheres e crianças mantidas como reféns em Gaza.

Isso ocorreria em troca de uma pausa de cinco dias nos combates, conforme relatado por fontes informadas sobre os termos em desenvolvimento. A libertação, prevista para começar nos próximos dias, salvo imprevistos de última hora, poderia marcar a primeira trégua no conflito em Gaza.

Palestino carrega criança ferida após ataque israelense. Reprodução

Inicialmente, cerca de 50  reféns seriam libertados a cada 24 horas. Não está claro imediatamente quantas das 239 pessoas que se acredita estarem em cativeiro em Gaza seriam beneficiadas pelo acordo.

A vigilância aérea seria implementada para monitorar o movimento no terreno e garantir o cumprimento da pausa.

Além de buscar a libertação dos reféns, a interrupção dos combates visa facilitar um aumento significativo na assistência humanitária, incluindo o fornecimento de combustível e alimentos, através da fronteira com o Egito.

Um membro do governo Netanyahu, que preferiu manter o anonimato, afirmou no sábado: “Fizemos alguns progressos recentemente e temos trabalhado arduamente para avançar neste sentido, mas continua a ser uma situação volátil.”

O esboço do acordo para a trégua foi desenvolvido durante semanas de negociações em Doha, no Catar, envolvendo Israel, os Estados Unidos e o Hamas, representado indiretamente por mediadores do Catar, conforme relatado por diplomatas árabes. Com informações do The Wasshington Post.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link