Hang é condenado a pagar CBN após Justiça reconhecer que ele defendeu golpe de Estado

Atualizado em 1 de março de 2024 às 18:15
Empresário Luciano Hang. Foto: Daniel Marenco/Agência O Globo

Luciano Hang foi condenado a pagar R$ 18,5 mil em honorários advocatícios à rádio CBN após a Justiça de São Paulo reconhecer que a emissora estava certa ao dizer que o empresário havia apoiado a possibilidade de uma intervenção militar no país. A informação foi divulgada pelo UOL na quinta-feira (29).

Em maio de 2018, a emissora publicou um texto referindo-se a Hang como “defensor da privatização da Petrobras e da intervenção militar”. O aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, processou a CBN.

O empresário negou que defendeu um golpe militar no país. No processo, argumentou que a publicação tinha como objetivo causar “desprezo público”.

Entretanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) verificou que Hang concordou com uma declaração do general Hamilton Mourão, que era cotado para vice na chapa de Bolsonaro.

Em uma palestra, Mourão afirmou que acreditava que as Forças Armadas deveriam “impor uma solução”, caso as instituições não solucionassem os problemas políticos do país e não removessem “elementos envolvidos em todos os ilícitos”. Hang, então, compartilhou o vídeo e manifestou apoio a Mourão.

“Ao publicar a matéria, a CBN se limitou a informar fato de interesse público, já que o autor [do processo] havia publicado manifestação de apoio a um discurso que fora amplamente interpretado como ameaça de intervenção militar”, afirmou o desembargador Marcos Rios Gonçalves, relator da ação.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link