Hapvida NotreDame desobedece Justiça e mulher morre por falta de cirurgia em SP

Atualizado em 19 de janeiro de 2024 às 15:17
Tatiane Aparecida Peroni e sua mãe, Matildes Ramos. Foto: Reprodução

Matildes Ramos (60) morreu após ter cirurgia de urgência negada pela Hapvida NotreDame, que desobedeceu uma decisão judicial. A fato ocorreu em 10 de outubro de 2023 em um hospital da operadora em Ribeirão Preto (SP), após esperar pela realização de um procedimento por mais de um mês. A informação é do Estadão.

Matilde procurou um consultório médico após sentir dores abdominais e apresentar icterícia (pele e olhos amarelados) em 31 de agosto. Após exames, um médico indicou que ela deveria passar por cirurgia para retirar a vesícula e sua família tentou autorização junto à operadora para realizar o procedimento.

Após resposta negativa da Hapvida NotreDame, ela ingressou com pedido de liminar na Justiça e recebeu decisão favorável no dia 12 de setembro. Em despacho, o juiz obrigou que a operadora realizasse a operação em até três dias e fixou multa de R$ 500 por dia em caso de descumprimento, mas a decisão foi ignorada e a punição diária aumentou para R$ 2 mil.

O quadro da senhora se agravou e ela teve que ir a um pronto-socorro da operadora em 25 de setembro, mas a Hapvida NotreDame pediu para que a família assinasse um termo para se responsabilizar pelo custeio do procedimento, o que foi negado, já que quem deveria arcar com os gastos é a operadora.

A Hapvida NotreDame é investigada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por descumprir decisões da Justiça. Foto: Divulgação

Apesar da pressão da Justiça, o hospital não realizou a cirurgia e a equipe médica disse que também precisava investigar uma suspeita de câncer, o que atrasou ainda mais o procedimento. Em 9 de outubro, Matildes começou a ter vômitos e calafrios, e precisou voltar ao pronto-socorro.

No dia seguinte, após 28 dias de descumprimento de decisão judicial, a senhora morreu após ser diagnosticada com uma infecção generalizada e colangite (inflamação dos canais biliares).

O grupo Hapvida NotreDame é a maior empresa de planos de saúde do país e tem negado tratamento a pacientes com doenças graves e descumprido sistematicamente decisões judiciais. Há mais de cem casos de descumprimento de ordens da Justiça nos últimos oito meses e o grupo é alvo de inquérito do Ministério Público de São Paulo (MP-SP)

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link