Hecatombe eleitoral na Argentina. Por Jeferson Miola

Atualizado em 14 de agosto de 2023 às 11:05
Javier Milei, Sérgio Massa e Patricia Bullrich. (Foto: Reprodução)

Um estranho silêncio da população argentina chamava atenção das empresas de pesquisa eleitoral e da crônica política do país nas semanas prévias às eleições primárias [as PASO – Primárias Abiertas Simultáneas y Obligatorias] ocorridas neste domingo, 13 de agosto.

Com o resultado das PASO, o silêncio deu lugar a um sentimento de estupefação com a verdadeira hecatombe eleitoral que foi o desempenho surpreendente do ultradireitista Javier Milei, da força política La libertad avanza, que obteve a maioria das intenções de voto – cerca de 30,3%.

Sérgio Massa, do bloco Unión por la Patria [UxP], candidato do governo Alberto/Cristina Kirchner, alcançou 21,3%, ficando em segundo lugar. Com os votos de Juan Gabrois, o UxP alcançou 27,27%. E Patrícia Bullrich, direitista radicalizada e com uma retórica odiosa e extremista, ficou em terceiro lugar com 17% representando o espaço político Juntos por el cambio, do ex-presidente Maurício Macri, que totalizou 28,27% considerando o desempenho de Horácio Larreta.

As primárias [PASO] são um importante indicador de tendência do que poderá acontecer em 22 de outubro, quando acontece o primeiro turno da eleição presidencial. As PASO funcionam como uma pesquisa eleitoral representativa, pois capta a intenção de votos de aproximadamente 70% do eleitorado que compareceu às mesas de votação neste domingo.

Desde este ponto de vista, portanto, o cenário que as PASO prefiguram é nitidamente desfavorável ao peronismo/kirchnerismo e consideravelmente favorável ao espectro de direita/extrema-direita.

Evidente que nos dois meses até o primeiro turno de votação muita coisa ainda pode acontecer, inclusive o despertar do povo argentino para os riscos que Milei e Bullrich representam, enquanto ameaças fascistas que são.

Nestes próximos dois meses, o campo antineoliberal e popular terá uma árdua travessia pela frente, tendo de enfrentar dificuldades relevantes, a começar pela situação crítica da economia.

O governo nacional, tremendamente debilitado e com reduzida força política para reverter rapidamente a realidade econômica, ainda terá dificuldades notáveis para contrarrestar a especulação das oligarquias e do mercado com o dólar.

Javier Milei. (Foto: Reprodução)

Além disso, Milei é um fator de potencial agravamento da desestabilização e especulação, devido às suas propostas de dolarização da economia e extinção do Banco Central, dentre outras medidas absurdas.

Neste sentido, poderá haver o aprofundamento da grave crise econômica com a evolução do debate eleitoral, tendo como resultante caos econômico, social e humanitário nos moldes do colapso que a Argentina viveu em 2001.

Há, aqui, uma confluência explosiva: a campanha de Milei repete a mesma consigna que embalou aquele período de turbulência e vertigem vivido pela Argentina no primeiro ano deste século: – “que se vayan todos!”.

Os próximos dramáticos dias definirão as condições em que o país chegará em 22 de outubro.

Originalmente publicado no blog do Jeferson Miola

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link