
O general Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) do governo de Jair Bolsonaro, virou piada nas redes por alegar ter Alzheimer após ser preso pela Polícia Federal por participação na trama golpista. Ele disse sofrer com a doença desde 2018 enquanto fazia exame médico nesta terça (25) no Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília.
Internautas têm ironizado a fala do general, já que ele comandou o GSI de 2019 a 2022: após ser diagnosticado com Alzheimer, portanto. Segundo o registro oficial de atendimento, ele tem relatado perda de memória recente e outros problemas de saúde.
O militar foi preso nesta terça após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretar o trânsito em julgado da ação, encerrando possibilidade de recurso e determinando o início imediato do cumprimento das penas. Segundo a investigação, o GSI foi usado por Bolsonaro e aliados durante a elaboração do plano golpista.
Heleno foi condenado a 21 anos de prisão pelos crimes de Organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração do patrimônio tombado.
Nas redes, usuários ironizaram a declaração recente e questionaram se “a doença estava de atestado” quando comandou o GSI. “Parece que a memória só falhou quando chegou a hora de assumir responsabilidade”, disse outro perfil.
Usuários afirmam que ele só se lembrou da doença após ser preso e “deve ter esquecido” do diagnóstico antes disso. O ex-presidente também tem sido apontado como irresponsável por manter alguém com o diagnóstico em um órgão responsável por garantir a segurança do mandatário, seu vice e seus familiares.
O termo “Alzheimer” é um dos mais comentados no X nesta quarta (26), com 7,8 mil menções em publicações. Veja a repercussão:
Parece que a memória só falhou quando chegou a hora de assumir responsabilidade.
Desde 2018, segundo ele, já havia sinais de Alzheimer.
Curioso como, mesmo assim, o general participou de reuniões, articulou estratégias, deu entrevistas, ocupou cargos, orientou governo e se… pic.twitter.com/sQhiwqKi9f
— Beta Bastos (@roberta_bastoss) November 26, 2025
Ah sim com Alzheimer e chefiando o gabinete institucional por quatro anos. https://t.co/sIZ1fsgjzm
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) November 26, 2025
Só não tem Alzheimer pra tramar golpe! pic.twitter.com/JfNZEWPVDl
— Jânio C de Andrade (@Jancarand) November 26, 2025
só lembrou que tinha alzheimer quando foi preso. deve ter esquecido
— daniel duncan (@daniduncan) November 26, 2025
Ele esqueceu que tinha Alzheimer enquanto era ministro do GSI e tinha a ABIN como subordinada. Tudo normal demais!!!! pic.twitter.com/fwmoqEJXnL
— Ananias Oliveira (@ananias_1979) November 26, 2025
Agora, o Gal. Heleno diz ter Alzheimer diagnosticado desde 2018
Se for vdd, além de contar c/ a sorte de ter uma progressão muito lenta da doença (q bom pra ele, infeliz/e nem sempre é assim), fica a questão: o quão irresponsável é alguém com esse diagnóstico ser chefe do GSI? pic.twitter.com/TKvRrQEsaw
— Glauco Faria (@glaucofr) November 26, 2025