Hélio Negão, Magno Malta, deputado “príncipe” e outros fazem evento negacionista do racismo

Atualizado em 14 de julho de 2022 às 18:39
Evento negacionista do racismo promovido por apoiadores de Bolsonaro

Um grupo de lideranças bolsonaristas está promovendo um evento chamado “O Brasil não é um país racista”, no próximo sábado (16), em São Paulo.

Organizada pelo movimento “Minha Cor é o Brasil”, a convenção contará com figuras polêmicas entre os palestrantes, como o ex-presidente da Fundação Palmares Sérgio Camargo (PL-SP), que fará uma apresentação intitulada “Vitimismo e Racismo Negro”.

Em 2019, antes de assumir o cargo, Camargo afirmou nas redes sociais que “a escravidão foi terrível, mas benéfica para os descendentes”. Em áudio vazado durante sua passagem pelo órgão, ele chamou o movimento negro de “escória”.

O deputado Hélio Lopes (PL-RJ), mais conhecido como “Hélio Negão” – parlamentar usado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para dizer que é amigo de pessoas negras -, é um dos organizadores do evento.

Participam também figuras como o ex-senador e pastor evangélico Magno Malta, além do milionário bolsonarista Raiam Santos, que mora na Califórnia e vai falar sobre o racismo no Brasil.

O único branco que fará uma apresentação no evento é o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), trineto da princesa Isabel e defensor da volta da monarquia no país. Ele dará uma palestra sobre “a importância da família real na abolição da escravatura”.

Em 2019, durante uma sessão na Câmara em homenagem aos 131 anos da Lei Áurea, o parlamentar foi acusado de relativizar o período escravocrata do país ao dizer que a escravidão “é um aspecto da natureza humana”.

Essas são algumas das personalidades que falarão sobre as maravilhas do Brasil, o país que acabou com o racismo, segundo os bolsonaristas.