Herança de Marçal: o que limita Boulos no segundo turno, segundo aliados

Atualizado em 22 de outubro de 2024 às 8:08
Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) durante debate: aliados do psolista atribuem papel importante ao ex-coach no alto índice de rejeição a Boulos. Foto: Reprodução

Aliados de Guilherme Boulos atribuem o aumento significativo dos índices de rejeição ao candidato do PSOL em São Paulo aos ataques constantes do empresário Pablo Marçal, que começaram já no primeiro turno da campanha, conforme informações do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Além das notícias falsas relacionadas ao uso de drogas, que culminaram em um laudo falso divulgado na véspera da eleição, a avaliação dos políticos próximos a Boulos é que Marçal foi fundamental para reforçar a rejeição ao candidato ao classificá-lo como “invasor” e “extremista.”

Essas acusações, feitas pelo ex-coach, agora são exploradas pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) no segundo turno, que segue liderando todas as pesquisas na reta final da campanha.

Guilherme Boulos (PSol): psolista divulgou uma “Carta ao Povo de São Paulo” na última segunda-feira (21). Foto: reprodução

Durante o primeiro turno, Boulos e Marçal se envolveram em diversas trocas de farpas. Marçal, que ganhou destaque com seus vídeos e “cortes,” costumava dar apelidos aos candidatos, e tanto Boulos quanto Nunes eram alvos frequentes de suas críticas.

A quantidade de eleitores que afirmam não votar em Boulos em hipótese alguma cresceu desde 2020, quando ele foi derrotado por Bruno Covas no segundo turno. Naquela eleição, a rejeição a Boulos girava em torno de 40% nas vésperas da votação.

No entanto, no levantamento mais recente do Datafolha, a rejeição ao deputado subiu para 56%, um nível que pode ser fatal para as chances de vitória de qualquer candidato em uma disputa direta. Já Nunes aparece com rejeição de 35%, um número bem mais favorável.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line