“Histórico de confusões”: quem é o cinegrafista da Globo que agrediu repórter do Brasil de Fato

Atualizado em 10 de agosto de 2026 às 13:10
Gustavo Clemente, cinegrafista da Globo, em seu perfil do Instagram

O jornalista Igor Carvalho, repórter e supervisor de jornalismo do Brasil de Fato, foi agredido com uma cabeçada por um cinegrafista da GloboNews neste domingo (9), pouco antes do debate entre os candidatos ao governo de São Paulo promovido pela Band.

O nome do agressor é Gustavo Clemente e, segundo apuração do DCM, tem um histórico de “sempre arrumar confusão”. Foi retirado do local pela organização do evento.

Igor relata que fará um boletim de ocorrência nesta segunda (10).

De acordo com uma nota sucinta, após analisar o episódio, a emissora informou que rescindiu o contrato do profissional. Ele supostamente trabalhava como prestador de serviço temporário.

“A Globo repudia com veemência qualquer forma de violência. Após analisar os fatos relacionados ao episódio, a empresa rescindiu o contrato do profissional envolvido, que atuava como prestador de serviço temporário”, afirmou a Comunicação da Globo.

A agressão ocorreu durante a movimentação dos profissionais de imprensa para registrar o encontro entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). A discussão começou após uma disputa por espaço entre os jornalistas.

Carvalho afirmou que houve algumas trombadas e uma breve troca de ofensas. Em seguida, enquanto abaixava a cabeça para pegar suas anotações, foi atingido.

“Quando levantei a cabeça tomei uma cabeçada”, relatou o jornalista ao UOL, enquanto aguardava atendimento médico com suspeita de fratura no nariz.

Com o impacto, Carvalho caiu no chão e ficou desnorteado. Seguranças e paramédicos foram chamados para atendê-lo.

“Caí desnorteado. Quando me dei conta, já havia seguranças e paramédicos próximos”, contou.

O jornalista afirmou que a violência sofrida durante um evento eleitoral ultrapassa a dimensão de um conflito entre profissionais.

“A revolta é maior do que qualquer dor física. Sofrer esse tipo de violência durante um debate eleitoral é um absurdo e dá a dimensão do tempo em que vivemos”, declarou.

Quem é Igor Carvalho

Igor Carvalho é repórter e supervisor de jornalismo do Brasil de Fato, onde começou a trabalhar em 2019. Atualmente, também atua como editor de uma agência de comunicação.

Após a agressão, o Brasil de Fato informou que Carvalho recebeu atendimento médico e passa bem. O veículo repudiou o episódio e destacou que agressões contra jornalistas atingem não apenas os profissionais, mas também o direito à informação.

“O Brasil de Fato reforça que o exercício da atividade jornalística deve ser protegido. Agressões a profissionais de imprensa configuram ataque à liberdade de imprensa e ao direito da sociedade à informação”, afirmou o veículo.

Kiko Nogueira
Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.