Homem de confiança de Putin, Sergei Lavrov desembarca no Brasil nesta segunda-feira

Atualizado em 16 de abril de 2023 às 23:52
Sergei Lavrov. (Foto: Reprodução)

Depois da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, com uma parada nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil recebe nesta segunda-feira o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. A programação prevê que o diplomata irá ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília, e depois falará à imprensa por volta das 12h30.

Lavrov se encontrará com o ministro Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. Segundo o Planalto, a conversa será sobre “o potencial da parceria estratégica brasileiro-russa”. Na pauta, perspectivas de cooperação em comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação. A informação é do MRE.

Vladimir Putin e Sergei Lavrov. (Foto: Reprodução)

De personalidade fria e discreta, Lavrov é um dos homens mais importantes do Kremlin e do governo de Vladimir Putin. O Brasil é uma das escalas que ele fará na América Latina. O esforço russo faz parte de estratégia de ocupar espaços deixados pelo governo americano de Joe Biden na região.

O presidente democrata dos Estados Unidos demonstra pouco ou nenhum interesse na América Latina, com exceção do México, que tem extensa fronteira com os EUA. Lavrov passará por Venezuela, Cuba e Nicarágua, consideradas pelo Ocidente três ditaduras de esquerda no subcontinente e aliados do Kremlin na região.

Em artigo na revista mexicana Buzos, reproduzido em outros veículos, o ministro de Relações Exteriores da Rússia comentou a situação no mundo e falou da América Latina em particular, além do Brasil. “A rápida mudança do cenário geopolítico abre novas oportunidades para o desenvolvimento de uma cooperação mutuamente benéfica entre a Rússia e os Estados da América Latina”, escreveu.

Obstinação do Ocidente

Segundo ele, “os países dessa região estão desempenhando um papel cada vez mais importante em uma ordem mundial multipolar”. O chanceler anotou que “a situação no mundo permanece extremamente tensa e continua a se deteriorar em muitos aspectos”. O chanceler defende “que os países da América Latina e do Caribe sejam fortes, unidos na diversidade, politicamente sólidos, economicamente estáveis”.

“A principal razão – disse ele no texto – é a obstinação do chamado Ocidente histórico, liderado pelos Estados Unidos, em tentar manter o domínio global e impedir o desenvolvimento e o fortalecimento de novos centros mundiais.” O objetivo de Washington, de acordo com ele, é “impor à comunidade internacional uma ordem mundial unipolar neocolonial”.

Com sua visita, Lavrov terá oportunidade de avaliar de perto a real posição brasileira ante a ordem mundial que Rússia e China estão construindo. No final de fevereiro, o Brasil foi o único país do Brics a votar na Assembleia-Geral da ONU pela aprovação de uma resolução exigindo a “retirada imediata” das tropas russas da Ucrânia.

A decisão brasileira foi criticada por analistas, por contrariar a tradição da diplomacia brasileira de equidistância em situações semelhantes. Mais do que isso, o Itamaraty foi o único voto contra a Rússia. China, África do Sul e Índia se abstiveram.

Em sua viagem à China, no entanto, o presidente Lula deu várias indicações de sua agora aparente tendência à aproximação com os dois gigantes que lideram a tentativa de mudar o eixo geopolítico do mundo para a chamada Eurásia.

Exportações russas à AL

Segundo Lavrov, apesar das sanções impostas à Rússia e da pressão política no contexto do conflito ucraniano, as exportações totais para os países latino-americanos e caribenhos cresceram 3,8% em 2022 e os embarques de fertilizantes e derivados de petróleo também aumentaram.

“Tanto a Rússia quanto a América Latina têm suas vantagens competitivas no contexto dos processos objetivos de formação de uma ordem mundial multipolar”, afirmou.

Originalmente publicado por Rede Brasil Atual

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link