Homem que filmou a polícia de Los Angeles espancando Rodney King morre de covid-19

Atualizado em 2 de outubro de 2021 às 9:58
George Holliday e Rodney King

George Holliday, o encanador de Los Angeles que fez um vídeo de quatro policiais brancos espancando o motorista negro Rodney King em 1991, morreu por causa de complicações da covid-19.

Estava internado há mais de um mês após contrair pneumonia. Não se vacinou, disse um amigo.

Holliday entrou para a história na noite em que foi acordado por uma confusão em frente à sua casa em San Fernando Valley em 3 de março de 1991. Ele saiu para filmar com sua nova câmera, flagrando a polícia batendo em King, que estava no chão.

Um ano depois, a filmagem fora de foco seria uma peça-chave de prova no julgamento criminal dos quatro covardes por agressão e uso excessivo de força.

Quando um júri absolveu todos os policiais em 29 de abril de 1992, a cidade explodiu. Centenas de empresas foram saqueadas e destruídas ao longo de vários dias. Blocos inteiros de casas e lojas pegaram fogo. Mais de 60 pessoas morreram em tiroteios.

No terceiro dia dos tumultos, King foi à TV implorar por calma, perguntando com a voz trêmula: “Será que todos nós não podemos nos dar bem?”

King processou Los Angeles e recebeu US$ 3,8 milhões em 1994, mas perdeu a maior parte desse dinheiro em investimentos ruins. Afogou-se na piscina de seu quintal em 17 de junho de 2012, aos 47 anos.

Holliday colocou a filmadora Sony que usou em leilão em julho passado, com lances a partir de US$ 225.000. Não ficou claro se a vendeu. Ainda trabalhava como encanador e declarou que nunca lucrou com o vídeo.

Contou que pegou o equipamento instintivamente ao ser acordado por um barulho fora de sua janela. “Você sabe como é quando se tem uma nova tecnologia”, disse ele ao New York Times. “Você filma tudo”.