Homeschooling: Senado deve votar contra o estudo em domícilio

Atualizado em 21 de maio de 2022 às 8:40
Foto do Plenário do Senado Federal em uma visão de baixo para cima.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, disse que não deverá acelerar a votação. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Depois de aprovado na câmara dos Deputados após meses de tramitação em comissões, o projeto de educação domiciliar, conhecido pelo nome em inglês como homeschooling, deve enfrentar resistência no Senado.

A proposta seguirá para a Comissão de Educação, que é presidida por Marcelo Castro (MDB-PI), opositor do presidente Bolsonaro. Dentro da comissão a pauta deverá ser discutida antes de caminhar na Casa.

Pacheco diz que não irá acelerar a votação

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse à BBC News Brasil que não irá acelerar a tramitação do projeto de lei que institui o ensino domiciliar. A pauta representa o único projeto prioritário do governo federal para a educação.

“Não haverá açodamento para essa apreciação. Existe uma comissão de educação e não seria razoável subtrair dela um tema desses”, disse Pacheco.

O texto-base do projeto foi reprovado por mais de 400 entidades educacionais, embora tenha sido acatado pelo plenário da Câmara dos Deputados por 264 votos favoráveis, 144 contrários e duas abstenções.

O projeto desagradou ainda os bolsonaristas, depois da inserção no texto da exigência de que pelo menos um dos pais deverá ter ensino superior, proposta pela relatora Luísa Canziani (PSD-PR).

O titular da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, senador Paulo Paim (PT-RS), afirmou que esse não é o momento para a discussão de um tema tão complexo em meio a pautas urgentes que o país precisa discutir.

“O país enfrenta uma situação gravíssima. Alta taxa de desemprego, inflação descontrolada acima dos dois dígitos, corroendo os salários e empurrando a nossa gente mais vulnerável para fila de açougues e supermercados para comprar ossos, e até atrás de caminhões de lixo em busca de restos de comida”, diz.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link