A série How I Met Your Mother está sendo injustamente ignorada pelos brasileiros

Atualizado em 8 de setembro de 2012 às 16:13

As principais semelhanças – e as maiores diferenças – entre as duas séries de comédia

Os personagens se aventuram em relações amorosas e buscam decolar na carreira

Setembro é o mês em que a maioria das séries americanas começa suas novas temporadas nos Estados Unidos. E uma das que vêm registrando números cada vez maiores de audiência, temporada após temporada, é How I Met Your Mother.

Difícil entender por que HIMYM (assim que a chamaremos de agora em diante) não fez tanto sucesso como se esperava por aqui. A série é sensação nos Estados Unidos e em diversos países da Europa, onde as pérolas de Barney (o personagem mais divertido do seriado) tornaram-se parte da cultura pop.

O motivo de HIMYM, que está em sua 8ª temporada, não ter estourado no Brasil talvez seja sua semelhança com Friends. Muitos podem vê-la como uma versão genérica da série mais bem-sucedida da história. Mas isso não é verdade.

Realmente, o seriado gira em torno de jovens amigos se aventurando em relações amorosas e tentando decolar na carreira profissional. Mas, apesar dessa similaridade, os criadores conseguiram achar formas de torná-la diferente de Friends.

A premissa é simples: em 2030 dois filhos ouvem seu pai (o personagem principal, Ted) contando as aventuras que viveu com os amigos quando tinha vinte anos – até conhecer a mãe deles. Eis aí o motivo do título, “como conheci sua mãe”, em português direto.

Além dos flashbacks de Ted – festas, relacionamentos frustrados e tudo o que levaria a conhecer sua mulher –, a série mostra as diferentes viradas na vida de cada um dos amigos. HIMYM conta ótimas histórias, com um belo roteiro e uma edição que brinca com o ponto de vista do narrador que as vai contando – algo que foge da fórmula da maioria das sitcoms, um gênero que está ficando cada vez mais manjado.

Os criadores da série foram espertos. O fato de o narrador relembrar o início de sua fase adulta traz um sentimento nostálgico para os mais velhos; e como os flashbacks se passam na atualidade, porque eles vivem em 2030, as histórias dos personagens são de fácil identificação para o público mais jovem.

Se você nunca assistiu a HIMYM, saiba que há sete temporadas disponíveis em DVD ou seis no Netflix. Em no dia 23 de setembro estreia a oitava. E como a série teve um “late boom”, como dizem os americanos, que significa uma explosão de popularidade em um programa que não é novidade, é altamente provável que outras temporadas estejam por vir. É uma boa notícia, acredite.

Eles estão entrando na 8ª temporada mais fortes do que nunca