
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pediu nesta quarta-feira (1º) que o Itamaraty atue junto a Israel após a deputada Luizianne Lins (PT-CE) ter sido retida quando a flotilha em que viajava rumo à Faixa de Gaza foi interceptada pelas forças israelenses.
“Pedi o apoio do Itamaraty no contato com as autoridades israelenses visando que a deputada Luizianne tenha todas as suas prerrogativas enquanto parlamentar respeitadas, bem como os direitos dos demais brasileiros que estão passando por esse momento”, declarou Motta durante a sessão que votava a ampliação do Imposto de Renda.
Segundo o presidente da Câmara, o episódio o pegou de surpresa. A informação chegou a ele por meio do deputado Domingos Neto (PT-CE), coordenador da bancada cearense. Motta lembrou ainda que Luizianne havia solicitado, na semana passada, a renovação de uma licença para seguir em missão humanitária em meio à crise em Gaza.
Além da deputada, estavam a bordo do navio o ativista brasileiro Thiago Ávila e a ambientalista Greta Thunberg, que integravam a mesma flotilha internacional. Antes mesmo do discurso em plenário, Motta já havia publicado uma nota em redes sociais em solidariedade aos tripulantes brasileiros.
Fui informado pelo coordenador da Bancada do Ceará na Câmara, deputado federal @Domingos_Neto, que a deputada federal @LuizianneLinsPt, juntamente com outros passageiros e tripulantes da Flotilha Global Sumud, foi apreendida pela Marinha de Israel hoje.
Em contato com o…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) October 2, 2025
Flotilha denuncia ação de Israel
Em comunicado, a Flotilha Global Sumud (GSF) afirmou que “vários navios da flotilha — principalmente Alma, Surius, Adara — foram interceptados ilegalmente e abordados pelas Forças de Ocupação Israelenses em águas internacionais”.
“Além dos barcos interceptados, a cobertura da transmissão ao vivo e a comunicação com vários outros barcos foram perdidas. Estamos trabalhando arduamente para contabilizar todos os participantes e tripulantes”, disse a organização.
Already several vessels of the Hamas-Sumud flotilla have been safely stopped and their passengers are being transferred to an Israeli port.
Greta and her friends are safe and healthy. pic.twitter.com/PA1ezier9s— Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) October 1, 2025