
Deputados da oposição devem se reunir na próxima segunda-feira (7) com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para debater uma possível retomada da articulação em torno do projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, conforme informações da CNN Brasil.
Segundo integrantes da oposição, um dos temas centrais da conversa será a apresentação de um novo projeto de lei que proponha uma alternativa para anistiar manifestantes que participaram das ações, mas não atuaram diretamente no planejamento dos atos.
A ideia é beneficiar quem esteve nas manifestações, mas não se envolveu na organização dos ataques às sedes dos Três Poderes. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, não será contemplado pela proposta.
O encontro foi confirmado pelo líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), embora ele tenha dito desconhecer a pauta exata da reunião. “Não sei se é sobre anistia”, afirmou.
A discussão sobre o tema gerou embates no primeiro semestre, quando a oposição, com apoio do PL, pressionou para votar com urgência o projeto no plenário.
Hugo Motta, no entanto, resistiu em pautar o requerimento e passou a dialogar com o Palácio do Planalto e o STF em busca de uma “conciliação” sobre os limites da possível anistia.
