Hungria já havia oferecido ajuda a Bolsonaro na eleição de 2022

Atualizado em 25 de março de 2024 às 18:46
Jair Bolsonaro ao lado de Viktor Orbán. Foto: Divulgação

A recente divulgação pelo The New York Times revelou que o apoio do governo de extrema-direita da Hungria a Jair Bolsonaro não se limitou aos dias em que o ex-presidente esteve hospedado na embaixada húngara em fevereiro, após entregar seu passaporte à Polícia Federal em 8 de fevereiro.

Em julho de 2022, durante sua campanha pela reeleição, Bolsonaro recebeu uma oferta de assistência vinda de Budapeste para ajudá-lo a derrotar Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro entre o chanceler húngaro, Péter Szijjártó, e a então ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, ocorreu durante a Conferência Ministerial Internacional sobre Liberdade de Religião ou Crença, em Londres.

Chanceler húngaro, Péter Szijjártó. Foto: Divulgação

Szijjártó demonstrou interesse em oferecer apoio a Bolsonaro e questionou se o governo húngaro poderia tomar medidas para auxiliar em sua campanha de reeleição visando retornar ao comando brasileiro.

Durante a reunião, o chanceler ressaltou a importância da comunidade húngara no Brasil, que majoritariamente apoiava Bolsonaro, e desejou sucesso nas eleições presidenciais. No entanto, as respostas das autoridades brasileiras e húngaras aos questionamentos sobre esse encontro foram evasivas.

A Hungria tem sido um dos poucos aliados internacionais de Bolsonaro, com o primeiro-ministro Viktor Orbán visitando o Brasil para a posse do presidente e o inelegível retribuindo a cortesia em visita à Hungria.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.