Hungria já havia oferecido ajuda a Bolsonaro na eleição de 2022

Atualizado em 25 de março de 2024 às 18:46
Jair Bolsonaro ao lado de Viktor Orbán. Foto: Divulgação

A recente divulgação pelo The New York Times revelou que o apoio do governo de extrema-direita da Hungria a Jair Bolsonaro não se limitou aos dias em que o ex-presidente esteve hospedado na embaixada húngara em fevereiro, após entregar seu passaporte à Polícia Federal em 8 de fevereiro.

Em julho de 2022, durante sua campanha pela reeleição, Bolsonaro recebeu uma oferta de assistência vinda de Budapeste para ajudá-lo a derrotar Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro entre o chanceler húngaro, Péter Szijjártó, e a então ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, ocorreu durante a Conferência Ministerial Internacional sobre Liberdade de Religião ou Crença, em Londres.

Chanceler húngaro, Péter Szijjártó. Foto: Divulgação

Szijjártó demonstrou interesse em oferecer apoio a Bolsonaro e questionou se o governo húngaro poderia tomar medidas para auxiliar em sua campanha de reeleição visando retornar ao comando brasileiro.

Durante a reunião, o chanceler ressaltou a importância da comunidade húngara no Brasil, que majoritariamente apoiava Bolsonaro, e desejou sucesso nas eleições presidenciais. No entanto, as respostas das autoridades brasileiras e húngaras aos questionamentos sobre esse encontro foram evasivas.

A Hungria tem sido um dos poucos aliados internacionais de Bolsonaro, com o primeiro-ministro Viktor Orbán visitando o Brasil para a posse do presidente e o inelegível retribuindo a cortesia em visita à Hungria.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link