
O ex-governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) desistiu de disputar uma vaga no Senado em 2026. Ele confirmou a decisão na noite desta quarta-feira (08), meses depois de deixar o Palácio do Buriti para viabilizar a candidatura.
Ao explicar o recuo, Ibaneis vinculou a decisão à vida pessoal. “Quero descansar. Já cuidei de Brasília e agora quero cuidar de mim”, disse o ex-governador.
Ibaneis viajou para a fazenda e afirmou que só retornará ao Distrito Federal depois das convenções partidárias. O afastamento coincide com a fase em que os partidos definem candidaturas e alianças para a eleição.

Saída do GDF havia preparado disputa ao Senado
O emedebista comandou o GDF por dois mandatos, de 2019 até março de 2026. No período, permaneceu mais de sete anos à frente do Executivo local.
Ele deixou o governo dentro do prazo de desincompatibilização para disputar o Senado. A regra eleitoral exige que ocupantes de determinados cargos públicos se afastem da função antes de concorrer.
A renúncia ao GDF abriu caminho para a pré-candidatura, mas o projeto eleitoral foi abandonado antes da etapa formal das convenções. A decisão retira Ibaneis da disputa que ele havia planejado ao sair do cargo.
As convenções partidárias terminam em 5 de agosto. Até essa data, as siglas formalizam nomes que vão concorrer e fecham a composição das chapas.
Ibaneis não indicou, na declaração sobre a desistência, outro cargo eletivo para 2026. A informação objetiva apresentada por ele foi a saída da disputa ao Senado e a intenção de permanecer fora de Brasília até o fim das convenções.