Ibaneis vai à PF para prestar depoimento sobre ataques terroristas em Brasília

Atualizado em 13 de janeiro de 2023 às 12:12
Ibaneis Rocha chega à sede da PF, na Asa Norte, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Nesta sexta-feira (13), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), presta depoimento na sede da Polícia Federal, na Asa Norte, em Brasília. Cleber Lopes, um dos advogados de Ibaneis confirmou a informação.

De acordo com o G1, o governador afirmou que o depoimento foi um pedido feito por sua defesa. Ele foi afastado do cargo por 90 dias pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após as invasões promovidas por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas sedes dos 3 Poderes, no domingo (8).

Um memorial, ou seja, uma espécie de defesa prévia, foi enviado por um advogado de Ibaneis Rocha a Alexandre de Moraes para esclarecer as circunstâncias dos atos terroristas. No documento é destacado que “o planejamento estabelecido previamente não foi seguido”.

“Este pedido tem claro propósito de esclarecer todas as circunstâncias acerca do procedimento do governo do Distrito Federal relativamente aos fatos ocorridos no último domingo”, aponta o pedido.

No documento entregue na quarta-feira (11), também foi ressaltado que Ibaneis “estava confiante na execução do protocolo de ações integrantes previamente estabelecido”. “O governador se valeu de informações prestadas por agentes públicos em funções estratégicas e jamais agiu ou deixou de agir admitindo a prática de qualquer ato violento contra a sede dos poderes constituídos na nossa República”, diz o documento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link